Ficha Técnica


Título: A Sereia (The Siren)
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Gênero: Romance e Fantasia
Nº de Páginas: 328


Sinopse: 

"Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou.

Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a deixar Akinli para sempre. Mas, pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração."


Trazido somente agora para o Brasil através da Editora Seguinte, A Sereia foi o primeiro livro lançado por Kiera Cass - autora da consagradíssima série A Seleção. Acredito que a maioria dos fãs (estou inclusa) que acompanharam personagens maravilhosos como a America e o Maxon durante tanto tempo enlouqueceram ao saber desse novo lançamento. Eu, particularmente, estava super curiosa para conhecer um novo "mundo" da Kiera, já que faz um bom tempo que ela não lança algo afastado do universo d'A Seleção.

Nesse livro, Kiera faz uma releitura emblemática do mito das sereias. O que acontece basicamente é que, para continuar abastecendo o mundo, a Água (sim, ela é uma personagem) precisa ser alimentada de tempos em tempos. Quando desastres naturais não acontecem, é papel das sereias cantar para afundar embarcações e atrair as pessoas para o mar; por conta disso, sua voz é mortal para os humanos. Por outro lado, as próprias sereias foram "salvas" e transformadas pela Água durante tais desastres. O preço que têm a pagar é 100 anos de servidão à Água, atendendo seus chamados quando o momento do "canto" se aproxima. Nesse meio tempo, elas não se machucam, adoecem ou envelhecem, além de poderem nadar durante horas sem se cansar. Após saldar a dívida, elas têm as memórias apagadas e podem desfrutar o resto de suas vidas como humanas.

Logo somos apresentadas às sereias, que formam uma espécie de irmandade, o que é um dos pontos mais legais do livro. Cada uma tem uma personalidade completamente diferente, mas ainda sim são super companheiras e fiéis umas com as outras. Temos a Aisling, misteriosa e isolada; Miaka que, mesmo com suas aspirações artísticas, é possivelmente a mais equilibrada do grupo; Elizabeth, um furacão em forma de mulher; a indiana Padma que surge no meio da narrativa carregando um passado doloroso; e por último, mas não menos importante, Kahlen, a nossa protagonista, que já possui 80 anos de servidão. 


Enquanto as outras garotas tentam se reconectar com o mundo, mesmo que de uma forma um tanto limitada, Kahlen se mantém distante e rigorosamente fiel ao pacto feito com a Água, que é como uma mãe para todas elas. Apesar de amá-la e compreendê-la, seu relacionamento com a Água é complexo, pois o dever a ser cumprido é como um fardo, o que a faz viver contando e temendo os dias que faltam para o próximo canto.

Apesar da tentativa de se manter afastada do mundo humano, Kahlen conhece Akinli, um garoto doce e muito gentil, que consegue "derrubar" suas defesas. O fato de Kahlen não poder falar perto dele, pois isso o mataria, não impede a conexão que se estabelece entre os dois. Juntos, eles tinham muito potencial e certamente teriam formado um casal cheio de química se a autora assim quisesse. E é aí que os problemas começam.


Apesar de apresentar uma mitologia singular e personagens interessantes, pouca coisa é explorada ou aprofundada. Apesar de sereias, as garotas passam mais tempo em terra firma do que no fundo do mar. É claro que o enredo gira em torno da paixão que se desenvolve entre uma sereia e um humano e, sendo assim, seria um pouco difícil se a estória se passasse inteiramente debaixo d'água, mas senti falta de um maior aprofundamento mitológico. A Água guarda segredos milenares e, em determinado momento, pensamos que algo surpreendente vai ser revelado, mas a expectativa é basicamente em vão. Muita coisa é prometida, mas o desenrolar das coisas é um tanto clichê.

Sobre o relacionamento entre Akinli e Kahlen, como já citei lá em cima, é mais um dos pontos que poderia ser muito bem desenvolvido, mas não foi. Quando estão juntos, os dois são muito fofos, mas isso só acontece quatro vezes em todo o livro. Sim, apenas QUATRO vezes. E com um intervalo enorme de tempo entre elas. Isso é decepcionante pois é a chegada de Akinli que muda toda a trajetória de Kahlen, ou seja, é um romance que merecia muito mais atenção. Em um piscar de olhos, Kahlen decide que encontrou o amor de sua vida e muda o seu jeito de ser e agir. Enfim, foi um plot bonito, mas ligeiramente raso.



"Sempre há espaço para o amor, mesmo que seja tão pequeno quanto uma fresta na porta."



O que realmente faz toda a diferença desde o início é o amor entre as irmãs. Mesmo que a falta de ação e aprofundamento em determinados pontos da estória tenha afetado negativamente a minha opinião quanto ao livro, a forma como ele apresenta os variados tipos de amor presentes na vida de Kahlen acaba nos conquistando, de certa forma. E é esse amor que conduz a um desfecho bonito, a custa de alguns pequenos sacrifícios. Como sempre, apesar dos pontos negativos, a escrita da Kiera não deixa a desejar. Um romance leve e delicado, quando a gente menos espera, já acabou. Bom para ser a leitura de um fim de semana, ou num dia de tédio, sem grandes expectativas. 





Um Comentário

  1. kami sekeluarga ingin mengucapkan
    puji syukur kepada AKY SANTORO
    atas nomor togel.nya yang AKY
    berikan 4 angkah alhamdulillah
    ternyata itu benar2 tembus
    dan alhamdulillah sekarang saya
    bisa melunasi semua utan2 saya yang
    ada sama tetangga dan bukan hanya
    itu AKY. insya
    allah saya akan coba untuk membuka usaha sendiri demi mencukupi
    kebutuhan keluarga saya sehari-hari itu semua berkat bantuan AKY SANTORO
    sekali lagi makasih banyak ya AKY bagi saudara yang ingin di bantu melalui jalan di bawa ini
    >TOGEL JITU
    >PESUGIHAN UANG GAIB
    >PESUGIHAN JIN KHODAM
    >PESUGIHAN ASMA
    >PESUGIHAN UANG SEPASANG
    >PESUGIHAN TUYUL| PELARIS USAHA
    >PESUGIHAN UANG BALIK
    yang ingin merubah nasib seperti saya silahkan hubungi AKY SANTORO,,di
    0852-1320-2855, atau KLIK DI SINI dan saya sudah membuktikan sekarang giliran saudara yg di luarsana

    ResponderExcluir